RV+

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: CARCINOMA DE PEQUENAS CELULAS DE PROSTATA

Resumo

O câncer de próstata está entre as neoplasias mais comuns em homens no mundo. Tumores neuroendócrinos de próstata, entre eles o carcinoma de pequenas células (CPC), são raros e apresentam alta mortalidade.

Descrevemos um relato de caso de um paciente com carcinoma prostático de pequenas células, destacando seus aspectos clínicos e tratamento.
Paciente 65 anos, masculino, diagnosticado com neoplasia de próstata em 2015, nível de PSA na ocasião de 4,8 ng/mL. Foi submetido a prostatectomia radical com identificação de adenocarcinoma prostático pouco diferenciado, Gleason 5+5, estadiamento patológico pT3N0. Imuno-histoquímica demonstrou características conclusivas de carcinoma indiferenciado de pequenas células. Exames de estadiamento sem evidências de doença à distância. Optado por tratamento com quimioterapia com etoposídeo e cisplatina com boa resposta e tolerância.

Características clínicas atípicas em homens com câncer de próstata, como evidência de progressão de doença sem um aumento proporcional no nível sérico de PSA, massas tumorais volumosas sintomáticas, metástases viscerais exclusivas ou predomínio de metástases ósseas líticas, devem levar à suspeita de variantes neuroendócrinas dos tumores de próstata. A suspeição clínica precoce é essencial. O tratamento é baseado em quimioterapia.

Palavra Chave 1

Neoplasia urogenital

Palavra Chave 2

Neoplasia de próstata

Palavra Chave

Carcinoma oat cell

Área

ONCOLOGIA

Autores

Ana Carolina Silva Barbosa, Volney Soares Lima, Carlos Vaz de Melo Maciel

Local
do Evento

Centro de Convenções UFOP - R. Diogo de Vasconcelos, 328 Ouro Preto - MG, 35400-000
centrodeconvencoesufop.com.br

INICIATIVA E REALIZAÇÃO

Sociedade Brasileira de Urologia

PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO

RV Mais Promoção e Eventos

AGÊNCIA OFICIAL

Ecology

ENTIDADES APOIADORAS

SBU
SBOC
SBRT
UNIMED