RV+

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

DOMINIO VASCULAR LAPAROSCOPICO EM NEFRECTOMIAS COMPLEXAS

Resumo

Introdução:
As massas renais são acompanhadas de trombo venoso tumoral em cerca de 4-10% dos casos. O domínio das estruturas vasculares é essencial para redução do sangramento e sucesso da abordagem minimamente invasiva.

Objetivos:
Demonstrar situações distintas de controle vascular laparoscópico em tumores renais com trombo venoso, com foco na abordagem da veia cava.

Materiais e Métodos:
Realizado um vídeo com a compilação de 3 casos clínicos. Primeiro: trombo de veia renal, sendo necessário controle vascular da parede lateral da cava e sutura. Segundo: trombo de veia cava, necessitando reparo de sua porção supra e infra-renal, cavotomia, ressecção do trombo, sutura da veia. Terceiro: trombo infiltrativo de cava, sendo realizado ressecção segmentar da mesma, grampeado coto inferior e suturado coto superior.

Resultados:
O tempo cirúrgico variou de 230 a 300 minutos. O sangramento per-operatório estimado entre 250 a 600ml. Tempo total de internação: 4 a 12 dias.

Conclusões:
O controle vascular laparoscópico de massas renais complexas requer grande treinamento da equipe além de material cirúrgico adequado. É possível uma abordagem segura e eficaz, permitindo sangramento per-operatório reduzido e baixa morbidade.

Palavra Chave 1

Trombo de cava

Palavra Chave 2

Nefrectomia complexa

Palavra Chave

Área

URO-ONCOLOGIA

Autores

Yves Melo Rodrigues Martins, Gil Vicente Correa Fulgêncio, Paulo Batista de Oliveira Arantes, Ricardo Hissashi Nishimoto, Pedro Romanelli Castro

Local
do Evento

Centro de Convenções UFOP - R. Diogo de Vasconcelos, 328 Ouro Preto - MG, 35400-000
centrodeconvencoesufop.com.br

INICIATIVA E REALIZAÇÃO

Sociedade Brasileira de Urologia

PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO

RV Mais Promoção e Eventos

AGÊNCIA OFICIAL

Ecology

ENTIDADES APOIADORAS

SBU
SBOC
SBRT
UNIMED