RV+

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

DERIVAÇOES URINARIAS INTRA-CORPOREAS VIDEOLAPAROSCOPICAS

Resumo

Introdução
As derivações urinárias laparoscópicas são realizadas em sua maioria de forma extra-corpórea devido a maior facilidade técnica e menor tempo cirúrgico. Com o avançar da cirurgia robótica e a padronização da técnica, notou-se que as derivações intra-corpóreas são viáveis, motivando sua realização por via laparoscópica.

Objetivos
Demonstrar vídeos e descrever aspectos técnicos de derivações urinárias distintas, todas laparoscópicas e exclusivamente intra-corpóreas.

Materiais e Métodos
O vídeo apresenta a compilação de 3 derivações intra-corpóreas. Primeiro: paciente com estenose de uretra grave, submetido a ileovesicostomia. Segundo: paciente com câncer de bexiga, submetido a derivação com conduto ileal não continente. Terceiro: paciente com câncer de bexiga, submetido a neobexiga ileal ortotópica.

Resultados
O tempo operatório variou de 4 a 8 horas, não houve complicações pós operatórias significativas. O acompanhamento ambulatorial demonstrou sucesso na parte funcional das derivações.

Conclusões
As derivações intra-corpóreas, apesar de demandar grande experiência cirúrgica e uso de materiais laparoscópicos complexos, são factíveis de serem realizadas com sucesso. Podem ser vantajosas em pacientes obesos e tem como possíveis vantagens evitar complicações como torção do meso e isquemia ou estenose de ureter.

Palavra Chave 1

Derivações urinárias intra-corpóreas videolaparoscópicas

Palavra Chave 2

Neobexiga

Palavra Chave

Conduto ileal

Área

URO-ONCOLOGIA

Autores

Yves Melo Rodrigues Martins, Gil Vicente Correa Fulgêncio, Bruno Mello Rodrigues Santos, Ricardo Hissashi Nishimoto, Pedro Romanelli Castro

Local
do Evento

Centro de Convenções UFOP - R. Diogo de Vasconcelos, 328 Ouro Preto - MG, 35400-000
centrodeconvencoesufop.com.br

INICIATIVA E REALIZAÇÃO

Sociedade Brasileira de Urologia

PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO

RV Mais Promoção e Eventos

AGÊNCIA OFICIAL

Ecology

ENTIDADES APOIADORAS

SBU
SBOC
SBRT
UNIMED