RV+

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO NA EREÇÃO E ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DO PRIAPISMO EM HOMENS COM DOENÇA FALCIFORME

Resumo

INTRODUÇÃO: Anemia falciforme(AF) é a doença genética mais comum do Brasil e atinge predominante afrodescendentes.Episódios de priapismo são frequentes e na sua forma grave, têm efeito devastador sobre o corpo cavernoso levando à piora da ereção e disfunção erétil.
OBJETIVO:Avaliar aspectos epidemiológicos do priapismo em pacientes com AF, e o impacto do mesmo na qualidade da ereção dos adultos.
MATERIAL E MÉTODO:Trata-se de estudo transversal onde foram avaliados pacientes masculinos, com AF, maiores de seis anos. Os sujeitos responderam questionário estruturado acerca das características dos episódios de priapismo. Erection Hardness Score(EHS) foi empregado de modo pioneiro na avaliação da qualidade da ereção dos adultos falcêmicos.
RESULTADOS:Foram avaliados 38 sujeitos com idade de 15[10-34]anos. Priapismo ocorreu em 15(42,86%) dos casos.46,66%(7/15) apresentaram a forma grave. Episódios menores,recorrentes, foram a apresentação inicial em 86,66%(13/15) dos casos .Os episódios se iniciaram aos 15[9-19]anos, 5 a 40(min-max).Pacientes com episódios de priapismo graves apresentaram ereção significativamente pior que aqueles sem priapismo, respectivamente EHS=5[2-5] e 1[1-21.5](p<0.001).
CONCLUSÕES: Priapismo é complicação frequente em homens com AF, manifesta-se inicialmente como episódios intermitentes já na infância e adolescência. Episódios "maiores" e mais graves estão associados a dano cavernoso e prejuízo importante na qualidade da ereção nesta população.

Palavra Chave 1

Priapismo

Palavra Chave 2

Disfunção erétil

Palavra Chave

Anemia Falciforme

Área

ANDROLOGIA

Autores

Mateus Alvaia, Heros Maia, Alana Nelli, Evanilda Carvalho, Jose Bessa Junior, Cristiano Mendes Gomes

Local
do Evento

Centro de Convenções UFOP - R. Diogo de Vasconcelos, 328 Ouro Preto - MG, 35400-000
centrodeconvencoesufop.com.br

INICIATIVA E REALIZAÇÃO

Sociedade Brasileira de Urologia

PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO

RV Mais Promoção e Eventos

AGÊNCIA OFICIAL

Ecology

ENTIDADES APOIADORAS

SBU
SBOC
SBRT
UNIMED