RV+

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CORRELAÇÃO ENTRE UM NOVO E SIMPLIFICADO ESCORE VISUAL DE SINTOMAS PROSTATICOS (EVSP) E UROFLUXOMETRIA LIVRE EM HOMENS COM SINTOMAS DO TRATO URINÁRIO INFERIOR.

Resumo

Introdução:Pictogramas têm sido empregados como alternativa a questionários de sintomas na avaliação clínica particularmente de pessoas com pouca compreensão em saúde e baixa escolaridade. Nós desenvolvemos versão simplificada e modificada do VPSS(Visual Prostatic Symptom Score) validado e adaptado noutros países
Objetivos: Avaliar a correlação entre o EVSP e a Urofluxometria em pacientes com sintomas do trato urinário inferior
Métodos:50 sujeitos com idade de 58,33±12 anos completaram o EVSP, composto por quatro pictogramas que avaliam, fluxo, noctúria, frequência urinária e qualidade de vida. Urofluxometria livre foi realizada e o fluxo máximo (Qmax) foi utilizado nas correlações. Sintomas foram considerados mínimos com escore de 0-3, moderados de 4-7 e graves quando≥8 Resultados:Correlações negativas estatisticamente significativas foram obtidas entre o EVSP e o Qmax (r= -0.456)(p<0.001). Do mesmo modo valores médios do fluxo diferiram significativamente nos pacientes com sintomas mínimos , moderados e grave, respectivamente 19.0, 14.2, e 8.07 ml/s(p=0,012)
Conclusões:O EVSP correlacionou com o fluxo máximo (Qmax) e pode representar uma ferramenta útil para o diagnóstico e acompanhamento de homens com STUI especialmente na atenção primária e em sujeitos com baixa escolaridade.

Palavra Chave 1

SIntomas Trato Urinário Inferior

Palavra Chave 2

Diagnóstico

Palavra Chave

Urofluxometria

Área

INCONTINÊNCIA

Autores

Ueslei Pereira, Caroline Santos, Katia Freitas, José Murillo Bastos-Netto, Jose Bessa Junior

Local
do Evento

Centro de Convenções UFOP - R. Diogo de Vasconcelos, 328 Ouro Preto - MG, 35400-000
centrodeconvencoesufop.com.br

INICIATIVA E REALIZAÇÃO

Sociedade Brasileira de Urologia

PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO

RV Mais Promoção e Eventos

AGÊNCIA OFICIAL

Ecology

ENTIDADES APOIADORAS

SBU
SBOC
SBRT
UNIMED