RV+

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

A COLOCAÇAO DE “STENT” URETERAL NA URETEROLITOTOMIA LAPAROSCOPICA RETROPERITONEAL E NECESSARIA?

Resumo

INTRODUÇAO: Apesar do grande avanço da endourologia nos últimos anos, alguns cálculos de ureter proximal devem ser tratados por laparoscopia e rotineiramente o “stent” ureteral é utilizado.
OBJETIVO: Comparar pacientes com e sem “stent” ureteral após a ureterolitotomia laparoscópica retroperitoneal (ULR).
MÉTODOS: Foram pareados, em relação a idade, sexo, comorbidades, tempo de diagnóstico e tamanho do cálculo, 10 pacientes submetidos a ULR: No grupo 1 (5 pacientes), ULR foi realizada sem a colocação do “stent” ureteral, e no grupo 2 (5 pacientes), o “stent” ureteral foi colocado após a retirada do cálculo ureteral por laparoscopia.
RESULTADOS: Todos os procedimentos foram realizados sem intercorrências. Após 6 meses da ULR, todos pacientes foram submetidos à urografia excretora, quando não foi identificado nenhum caso de ureterolitíase residual ou estenose ureteral.
CONCLUSÃO: A ULR não complicada sem colocação de “stent” ureteral parece segura, tem um custo reduzido e, principalmente em países em desenvolvimento, deve ser considerada como opção em casos de ureterolitíase proximal refratária a outros tratamentos. Apesar do uso do “stent” ureteral não ter influenciado na evolução dos pacientes, não se pode afirmar que o mesmo é dispensável, devido as poucas variáveis comparadas e a pequena amostragem do presente estudo.

Palavra Chave 1

STENT URETERAL

Palavra Chave 2

URETEROLITOTOMIA

Palavra Chave

COMPLICAÇÕES

Área

ENDOUROLOGIA

Autores

Marcelo Esteves Chaves Campos, Rafael Almeida Magalhães, Heitor Brazil Ferlini Vidal, Isabela Furtado Guiotti, Keitry Puchalski

Local
do Evento

Centro de Convenções UFOP - R. Diogo de Vasconcelos, 328 Ouro Preto - MG, 35400-000
centrodeconvencoesufop.com.br

INICIATIVA E REALIZAÇÃO

Sociedade Brasileira de Urologia

PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO

RV Mais Promoção e Eventos

AGÊNCIA OFICIAL

Ecology

ENTIDADES APOIADORAS

SBU
SBOC
SBRT
UNIMED